retificando

Shampoo ou xampu? Qual o certo?

Talvez você tenha se perguntado se o jeito certo é shampoo ou xampu, ou seja, se a palavra correta deve ser escrita com sh ou com x.
Essa dúvida surge porque estamos diante de palavras usadas em idiomas diferentes. Ambas podem ser consideradas corretas, mas nós devemos optar por apenas uma delas.
Continue lendo para conferir mais essa dica de português.
Não deixe de ver também as dicas abaixo:



Shampoo ou xampu? Qual o certo?

Ambas as palavras estão corretas, porém shampoo, escrita com sh e duas vogais o no final,  é uma palavra da Língua Inglesa e, por isso, o seu uso no nosso idioma é considerado um estrangeirismo.
Por outro lado, a palavra xampu, escrita com x e terminada com a vogal u, é o termo correspondente na Língua Portuguesa.
Diante desta situação, devemos optar pela palavra xampu, escrita com x terminada com u, pois já houve o aportuguesamento perfeito da palavra shampoo.
Quando temos palavras que inicialmente eram usadas em outras línguas mas que foram aportuguesadas devemos optar sempre pelas palavras já incorporadas à Língua Portuguesa.
Como exemplos de palavras que também foram aportuguesadas, podemos citar as seguintes

Slide (inglês) ou eslaide (português)

Backup (inglês)  ou becape (português)

Bouquet (francês) ou buquê (português)

Blackout (inglês) ou blecaute (português)

Site (inglês) ou sítio (português)

Soutien (francês) ou sutiã (português)


Significado das palavras shampoo ou xampu

As palavras shampoo ou xampu podem ser classificadas como substantivos masculinos, os quais significam solução saponácea usada geralmente para lavar os cabelos e o couro cabeludo.
Mas também temos outras variações, tais como os xampus automotivos e os xampus caninos.


Origem da palavra shampoo

Acredita-se que o vocábulo shampoo é originada da palavra indiana chhamna, a qual significa apertar, amassar, fazer massagem. 
Durante os estágios iniciais de evolução e de conceito do xampu, os cabeleireiros ingleses aqueceram sabão em água com bicarbonato de sódio e adicionaram ervas para darem saúde e aroma aos cabelos humanos.

Frases com as palavras shampoo ou xampu

  • Maria usa shampoo para cabelos oleosos.
  • A criança deixou cair xampu nos olhos.
  • Meu shampoo está quase acabando.
  • Devemos usar xampu diariamente.
Resumindo, as palavras shampoo e xampu são consideradas certas, mas prefira a palavra xampu, pois esta já se encontra aportuguesada.
Se você gostou, ajude a divulgar o Retificando! Compartilhe esta dica nas redes sociais...

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.