retificando

Boa ou boua? Qual o certo?

Muitas pessoas estão escrevendo a palavra boua nas redes sociais. Não sabemos se isso ocorre porque elas não sabem, de fato, se o certo é boa ou boua, ou se essas pessoas estão fazendo parte de mais uma modinha da internet.
Independentemente das razões que contribuem para os erros de português, neste breve artigo, vamos explicar qual é a grafia correta da palavra em análise. Além disso, abordaremos alguns exemplos práticos.
Veja também:



Boa ou boua? Qual o certo?

De acordo com o Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa, o termo correto é boa. Esta palavra é gramaticalmente classificada como adjetivo (classe gramatical que expressa qualidades ou características de pessoas ou coisas) e significa algo ou alguém que corresponde satisfatoriamente ao que é exigido, desejado ou esperado quanto à sua natureza, adequação, função, eficácia, funcionamento etc.
Trata-se do feminino de bom e o oposto de má.
Uma pessoa boa é considerada caridosa, generosa, benevolente, agradável, afável etc.

Frases com a palavra boa

  • Tenha uma boa viagem!
  • Esperamos que Júlia faça uma boa prova.
  • Maria é uma boa pessoa.

Curiosidade

No estudo da Zoologia (parte da Biologia que estuda os animais), boa é o nome de um gênero de serpentes da Ordem Squamata, com muitas espécies que existem nas Américas Central e do Sul. 
São serpentes de grande porte, vivíperas, não venenosas, que matam por constrição (sufocam as presas). Um exemplo desse gênero é Jiboia Constritora.
Boa ou boua? Qual o certo?


Boa ou boua → Resumo

Resumindo, a palavra boa, escrita sem a vogal u, está correta. 
Por outro lado, a palavra boua, escrita desnecessariamente com a vogal u, está errada e você deve evitá-la. 
Esperamos que tenha gostado desta dica rápida de Língua Portuguesa.
Leia mais dicas:

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.