retificando

Auto peças ou autopeças

Muitas pessoas não sabem se o correto é Auto Peças ou Autopeças, ou seja, não sabem se devem escrever duas palavras ou apenas uma, quando se referem a lojas de peças para veículos.
Existe ainda mais uma possibilidade de dúvida: a palavra em questão pode ser escrita com hífen? Podemos escrever corretamente o vocábulo auto-peças?
Ao ler este artigo até o fim, você saberá todas as respostas a estas perguntas. Explicaremos qual a grafia correta de acordo com o padrão culto da língua portuguesa.

Auto peças Autopeças, junto ou separado?

O vocabulário ortográfico da língua portuguesa registra a palavra autopeça. Nele não consta o termo auto peça (separado por espaço).
Diante disto, devemos considerar correto o termo autopeças (plural de autopeça), escrito sem espaço e sem hífen.
Após o advento da reforma ortográfica da língua portuguesa, palavras terminadas em vogal seguidas de palavras iniciadas por consoantes devem ser escritas de forma justaposta (sem espaços e sem hífen).
Porém, existem algumas exceções. Entre elas, podemos citar as palavras compostas, constituídas pela primeira parte terminada com vogal e pela segunda parte iniciada com a letra h. Em casos como estes, devemos usar o hífen, por exemplo: anti-higiênico; infra hepático.

Nomes próprios

Se você já viu algumas fachadas de lojas com o nome "Auto Peças" (com espaço) não estranhe, pois neste caso a loja criou um nome próprio.
Assim como o nome das pessoas físicas pode ser escolhido livremente (João, Maria, Francisco etc), as pessoas jurídicas também podem ser constituídas com certa liberdade (inclusive com erros gramaticais).
Da mesma forma, temos marcas criadas que exprimem erros de ortografia. Como exemplo, podemos citar as marcas de queijo, cuja grafia impressa nos produtos é a seguinte: mussarela. O correto é muçarela, escrito com Ç.
O vocábulo autopeças é gramaticalmente classificado como substantivo feminino, que significa estabelecimento empresarial que comercializa peças e acessórios para automóveis.

Frases com a palavra autopeças

  • Levarei meu carro à autopeças amanhã.
  • Autopeças são estabelecimentos especializados em automóveis.
  • Antes de comprar acessórios para seu carro, consulte várias autopeças.
Auto peças ou autopeças

Recapitulando, temos que a grafia correta é autopeças. As palavras auto peças e auto-peças estão errada e você deve evitá-las.
Não deixe de ver também:

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.