retificando

Compania ou Companhia? Qual o certo?

Se você tem dúvidas quanto à forma certa de escrever, fique com a gente, pois iremos tirar todas as suas dúvidas!
Compania ou companhia? Como se escreve? Muitas vezes, quando temos alguma dúvida quanto à escrita correta de alguma palavra ou vocábulo de nossa língua portuguesa, costumamos pronunciar o termo para ver se tiramos a dúvida. O problema é que isso nem sempre funciona.
Vejamos o exemplo simples da palavra “casa”. Escrevemos a palavra com “s”, mas pronunciamos com o som de “z”.
Se toda vez que não soubermos como se escreve uma palavra, recorrermos à forma de falar, podemos incorrer em graves erros e até causar problemas na comunicação!
É preciso ficar atento e, em caso de dúvidas, sempre consultar a gramática ou fontes de informações confiáveis. Confira dicas valiosas com a gente!

Quando a fala interfere na escrita

A verdade é que ninguém escreve como fala e nem fala como escreve. Isso, em qualquer língua, inclusive, em nossa querida língua portuguesa. Ocorre que, às vezes, a maneira rotineira de pronunciarmos algumas palavras acaba nos atrapalhando na hora de escrever.
Com toda essa confusão, acabamos tendo problemas em relação à escrita. Veja o exemplo citado anteriormente. Se formos escrever a palavra “casa” de acordo com a forma que falamos, escreveremos com “caza”, com “z”.
Isso aparenta ser algo ingênuo e sem importância, mas imagine se todas as pessoas resolvessem escrever de maneira deliberada, sem se importar com a forma certa de redigir as palavras?! Dentro de pouco tempo, seria uma confusão total! Ninguém iria entender ninguém!
Por isso, é importante ficar sempre atento à maneira correta de escrever as palavras, pois a nossa língua possui uma norma padrão de escrita e que deve ser respeitada.

Compania ou Companhia?

No dia a dia, quase que não prestamos atenção na forma com a qual pronunciamos essa palavra, mas provavelmente, na maioria das vezes, você deve falar “compania”. Não se preocupe, pois não é só você que comete esse erro e daqui a pouco explicaremos por que falamos dessa maneira.
Ocorre que a forma correta de escrever a palavra é “companhia”, com “nh”.
A palavra companhia trata-se de um substantivo feminino e está relacionada ao ato de acompanhar, de estar junto a alguém. O termo pode ainda se referir à questão de convivência, associação, grupo, comitiva ou de parceria, podendo até mesmo ser sinônimo de firma ou empresa一 também chamadas de companhia.

Frases com a palavra companhia

Separamos alguns exemplos com a palavra. Confira abaixo:
     O menino fez companhia à mãe durante toda a noite.
     Prefiro a companhia de um bom amigo.
     A companhia faliu e todos foram demitidos.
     A companhia de teatro fez uma excelente apresentação ontem à noite.
     As crianças muito pequenas só podem sair na companhia de um adulto.

Curiosidades sobre a palavra companhia

A palavra companhia deriva do latim companis (com=“junto” e panis=”pão”), dando a ideia de “partir o pão com” alguém. Um dos derivados desse termo é a palavra companheiro, que possui exatamente esta ideia: “aquele com quem se reparte o pão”, alguém de confiança.
Outros derivados deste vocábulo são acompanhante, acompanhamento, desacompanhado, dentre outros.
Compania ou Companhia? Qual o certo?

-Nhia ou -nia?

Quando pronunciamos a forma compania em vez de companhia, estamos incorrendo em um desvio chamado ortoepia, que nada mais é do que um ramo da Fonética responsável pelo estudo da pronúncia correta das palavras de nossa língua.
Costumamos cometer esse erro por conta do fenômeno da palatalização. Explicando melhor, o sufixo “nhia” costuma ser nasal e tendemos a palatalizá-lo (encostando a língua no “céu da boca”). Assim, “nhia” se transforma em “nia”.
Entendeu agora porque a palavra é escrita de uma maneira e costumamos pronunciar de um jeito diferente da maneira de escrever? Compreensível a confusão, não é?
Bem, mas agora, não existem mais razões para dúvidas! O importante é ficar atento e não deixar a maneira errada de falar interferir na escrita.
Lembre-se: Tenha sempre um meio de consulta. Você pode consultar o nosso blogue sempre que tiver dúvidas.
Aliás, aqui com a galera do Retificando não tem mais razão para errar! Em caso de dúvida, estamos às ordens para esclarecer!
Gostou? Você também pode se interessar por:
Modo indicativo subjuntivo e imperativo
Meio ou meia

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.