retificando

Trofeus ou troféus

Neste post, explicaremos se o correto é escrever trofeus ou troféus, ou seja, se a grafia da palavra deve ocorrer com ou sem acento agudo na letra e.
Além disso, vamos dar algumas dicas de acentuação gráfica que facilitarão muito o seu entendimento sobre este importante assunto da Língua Portuguesa.
Continue ledo e aprenda mais.

Trofeus ou troféus? Qual o correto?

A palavra correta é troféus, escrita com acento agudo na vogal e.
Inicialmente, podemos chegar a esta conclusão porque a referida palavra encontra-se registrada desta maneira no Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa.
Troféus corresponde ao plural da palavra troféu, que é classificada como substantivo masculino e significa objeto que simboliza vitória ou prêmio; sinal visível de uma vitória.
Em sentido bélico, corresponde ao conjunto dos despojos do inimigo derrotado, tais como prisioneiros, armas, bandeiras etc.

Regras de acentuação gráfica

Sob o ponto das regras de acentuação gráfica, a palavra troféus é classificada como oxítona, pois a sua sílaba tônica (mais forte) é a última.
Pois bem, como mandam as regras de acentuação da Língua Portuguesa, as palavras oxítonas terminadas em ditongo aberto (eu) são acentuadas (éu).
Além da palavra troféu(s), veja mais alguns exemplos:
Fiéis, anéis, céus, véu, fogaréu etc.
✋ Tome nota! Após a vigência do novo acordo ortográfico, palavras paroxítonas (cuja sílaba tônica é a penúltima) terminadas em ditongo não são mais acentuadas. Por exemplo: heroico, plateia, assembleia, paranoica etc

Divisão silábica: tro-féus (palavra dissílaba).


Exemplos de frases com a palavra troféus

  • Os troféus conquistados pelo jogador serão leiloados.
  • Quem não luta pelo que quer, não merece os troféus e as vitórias.
  • Após anos de estudos árduos, o aluno conquistou muitos troféus nas Olimpíadas de Matemática.
Trofeus ou troféus

Troféus ou troféis

A palavra troféis não existe e, por esta razão, você não deve utilizá-la na fala ou na escrita. 
Muitas pessoas se confundem pelo fato de existirem palavras terminadas em l, tais como anel, quartel, bacharel. Os respectivos plurais para essas palavras são: anéis, quartéis, bacharéis. Palavras terminadas em l são pluralizadas com o acréscimo da terminação -éis.
Mas troféu é uma palavra terminada com a vogal u. Por isso, o plural dela é construído apenas com a adição da letra s.

Esperamos que você tenha gostado da dica de português. Não deixe de ver também:

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.