retificando

Bem vinda ou benvinda? Qual o correto?

Bem vinda ou benvinda? Você é capaz de dizer qual é a forma correta? Não? Então este artigo vai tirar todas as suas dúvidas.
Antes de tudo, devemos esclarecer que a grafia correta é bem-vinda, escrita com hífen. A rigor, nenhuma das duas grafias citadas anteriormente está correta.
Após o advento da reforma ortográfica da língua portuguesa, que ocorreu no ano de 2009, algumas regras sobre o uso do hífen foram introduzidas no nosso idioma. Neste artigo, vamos explicar todos os detalhes sobre esse assunto.
Mais dicas importantes:

Bem vinda ou benvinda?

Como já foi mencionado acima, a grafia correta é bem-vinda (escrita com hífen). Trata-se de um adjetivo composto pelas palavras "bem" e "vinda", que significa algo ou alguém que chegou bem; acolhida; pessoa bem recebida.
As novas regras gramaticais estabelecem que, em substantivos ou adjetivos compostos pelos advérbios bem ou mal, somente haverá hífen se a palavra seguinte se iniciar por vogal ou pela letra h.
Caso contrário, não haverá hífen.
Porém, no caso que estamos tratando, há uma exceção à regra, ou seja, junta-se o bem com o vinda. Assim, as formas que você deve escrever é bem-vindo ou bem-vinda.
Por exemplo, o VOLP agora registra a palavra benfeito (antes da reforma ortográfica, a única forma correta era bem-feito), a qual é classificada como substantivo masculino.

Frases com o adjetivo bem-vinda

  • Seja bem-vinda ao blogue retificando.
  • Sua presença é sempre bem-vinda.
  • Críticas construtivas e sugestões são bem-vindas.
Bem vinda ou benvinda? Qual o correto?

Concluindo, podemos afirmar seguramente que a grafia correta é bem-vinda (feminino de bem-vindo). Mas veja a curiosidade abaixo...

Curiosidade

Algumas pessoas são agraciadas com os nomes Benvindo e Benvinda. Mas, nestes casos, estamos de nomes de pessoas, isto é, são nomes próprios. Nesta situação, a palavra Benvida poderia ser considerada correta.
Voltando às antigas regrinhas gramaticais, devemos saber que nomes próprios (de pessoas e lugares) somente podem ser escritos com inicial maiúscula.
Esperamos que esta dica de Português tenha sido suficientemente clara para você. 
Se gostou, não se esqueça de compartilhar nossos conteúdos. Assim, você ajuda seus amigos e também nos ajuda a alcançar o maior número possível de pessoas que querem se comunicar de uma maneira cada vez melhor (pelo bem da Língua Portuguesa).
Não perca essas dicas que preparamos especialmente para você:

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.