retificando

Pesso ou peço? Qual o certo?

Muitas pessoas não sabem se o certo é pesso ou peço porque várias palavras da língua portuguesa são pronunciadas com som de s, mas são escritas com s, c, ç ou ss. São peculiaridades do nosso idioma às quais devemos nos adaptar.
Somente com o hábito de escrever corretamente, poderemos sanar completamente as dúvidas ortográficas que nos atormentam todos os dias.
Não deixe de ver também as dicas a seguir:

Pesso ou peço?

A palavra correta é peço, escrita com a letra ç. Trata-se do verbo pedir, que possui vários significados.
Vejamos alguns sinônimos: solicitar, requestar, instar, rezar, suplicar, rogar, postular, implorar, mendigar, esmolar, requisitar, orar, pleitear, clamar.
Por outro lado, o vocábulo pesso, escrito incorretamente com duas consoantes s, não existe no Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa e, por esta razão, ele é considerado gramaticalmente errado.

Conjugação do verbo pedir

Veja a seguir a conjugação do verbo pedir no presente do indicativo. Observe que o termo peço é a conjugação na primeira pessoa do singular: eu peço.
Eu peço
Tu pedes
Ele/ela pede
Nós pedimos
Vós pedis
Eles/elas pedem

Frases com a palavra peço

Vejamos alguns exemplos do emprego correto da palavra peço:
  • Eu sempre peço ajuda quando estou precisando.
  • Moço, peço licença, eu sou novo aqui. (O rappa)
  • Peço a Deus que tudo corra bem.
  • Peço desculpas, mas não posso ficar para o jantar.
Divisão silábica: pe-ço (palavra dissílaba).

Peça ou pessa

Se a palavra for feminina, a regra é basicamente a mesma, ou seja, continuaremos diante do verbo pedir. Mas, neste caso, o verbo estará conjugado no modo imperativo. 
Por exemplo: Pedro, peça desculpas ao seu irmão agora!
Além disso, a palavra peça também pode ser gramaticalmente classificada como substantivo feminino, que significa parte de um todo que tem existência autônoma, parte de um conjunto, unidade fundamental de uma engrenagem etc. Por exemplo: o mecânico não encontrou a principal peça para consertar o meu carro.
Pesso ou peço? Qual o certo?
Com certeza, você saberá quando escrever corretamente peço ou pesso. A partir de agora, propague os conhecimentos que você aprendeu. 
Existem muitas pessoas compartilhando inutilidades por aí. Nós que buscamos aprender e evoluir temos um papel fundamental na construção de uma sociedade melhor. Só o conhecimento pode proporcionar essa mudança cultural!
Dicas relacionadas:

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.